quarta-feira, 23 de maio de 2012

Missões: A Importância da oração na obra missionária


Os discípulos de Jesus lhe pediram: ensina-nos a orar. Jesus respondeu com a famosa oração do Pai Nosso. Para orar de acordo com a vontade de Deus precisamos analisar a forma como Jesus ensinou seus discípulos. Notem que não é uma oração egoísta, simplesmente pedindo coisas pessoais, mas, em primeiro lugar, Jesus ensina quais devem ser nossas prioridades na oração:



1- Que venha primeiro o Reino de Deus

De uma forma genérica, o Reino de Deus se manifesta no controle que Ele tem de todo o Universo. Por isso que a Bíblia o chama de “Rei de toda a terra” (Sl 47.7). O Reino de Deus especifico se manifesta através da igreja; seus membros devem estar totalmente submissos a Deus e à Sua vontade.
Quando Jesus ensinou que os discípulos devem pedir a Deus que o Seu Reino venha, estava mostrando que a melhor forma de manifestar o Reino de Deus na terra será através da evangelização, levando cada pessoa do planeta a submeter-se a Ele. Quando Jesus disse “Eu sou o Senhor”, Ele se referia ao domínio d’Ele sobre todos os homens e toda a terra. Por isso que a Bíblia afirma que um dia:
Todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor, para a Gloria de Deus Pai” (Fp 2.10-11).
Além disso, a Bíblia mostra que no final dos tempos Jesus Cristo entregará o Reino a Deus o Pai, para que Ele seja tudo em todos (1Co 15.24-28). Cada cristão deve ser um agente de Deus para que o Seu Reino venha sobre todos os homens. A oração é parte fundamental para que o Reino venha. Deus quer que cada um dos Seus filhos seja um intercessor.

2- Que seja feita a vontade de Deus, assim na terra como no céu

A pergunta que vem à nossa mente é: A vontade de Deus não está sendo feita? Claro que a resposta é sim, partindo da perspectiva da soberania dEle. Mas a Bíblia nos ensina que Deus permite que o ser humano faça suas escolhas, e aí que entra o pedido que Jesus Cristo ensina na oração: que cada ser humano se submeta à vontade de Deus.
Mais uma vez constatamos que a tarefa de fazer discípulos é para que cada habitante do nosso planeta conheça a Jesus Cristo como único caminho ao Pai, e assim submeta-se a vontade de Deus. Jesus, que é nosso modelo de vida, sempre orava e ensinou Seus discípulos a orar de uma forma coerente com o Reino a que pertencem.
Além do ensino de Jesus aos seus discípulos sobre a oração, também existe o ensino de orar para que o próprio Deus envie trabalhadores no Seu projeto:
Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a Sua colheita” (Mt 9.36-38).
Há neste texto uma exclamação de Jesus Cristo, do profundo da Sua alma, pois Ele estava vendo as multidões perdidas. Ele estava dizendo aos Seus discípulos: “Vejam quantas vidas precisam de um pastor. Vejam como a colheita é grande. Vejam as nações da terra – perdidas, desamparadas, desgarradas, errantes como ovelhas sem pastor”. Para logo em seguida exortar Seus discípulos a pedir a Deus que envie mais trabalhadores.
Por outro lado, se pensarmos bem, todo cristão é um trabalhador na seara de Deus, e isto nos leva a concluir que quanto mais discípulos fizermos, mais trabalhadores teremos no Reino de Deus! Todos os crentes em Jesus têm o dever de orar, rogando a Deus que envie mais trabalhadores, e ao mesmo tempo evangelizar a tempo e fora de tempo: no trabalho, escola, aos parentes, à vizinhança etc.

A certeza das orações respondidas

Além do ensino sobre a oração com a visão do Reino de Deus, a Bíblia também nos ensina que Deus responde às nossas orações: “E esta é a confiança que temos nele: se pedirmos alguma coisa segundo sua vontade, Ele nos ouve. Se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos o que lhe temos pedido” (1Jo 5.14-15). Este texto nos ensina alguns princípios importantes sobre a oração:

A Oração efetiva deve ser de acordo com a vontade de Deus

O verso 14 diz que “…se pedirmos alguma coisa, segundo sua vontade, ele nos ouve”. A garantia da resposta positiva de Deus é o pedido segundo a Sua vontade. Muitas vezes Deus não responde nossas orações porque pedimos mal, para gastarmos nos nossos prazeres (Tg 4.3). A Bíblia diz: “Que (Deus) deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2.4). Portanto, quando oramos pela obra missionária, estamos fazendo de acordo com a vontade de Deus, e com certeza veremos os resultados da nossa intercessão.

A oração efetiva deve ser com fé

O texto diz: Se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos o que lhe temos pedido (v. 15). As palavras grifadas são para ressaltar que Deus quer que tenhamos confiança na resposta à nossa oração. Ele não está dizendo que devemos ter esperança, ou imaginar que Ele responderá, mas sim a ênfase sobre sabermos que Deus nos ouve e que nos responde. Isto é fé – saber que nosso Pai sempre responderá a oração segundo a Sua vontade.
Precisamos também ter consciência de que estamos no meio de uma guerra espiritual. O texto do livro de Atos mostra quando Paulo estava dando seu testemunho ao rei Agripa, em que esclarece a realidade do trabalho missionário:
Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim” (At 26.17-18).
Vejam que há três ações no trabalho de fazer discípulos:
1) abrir-lhes os olhos;
2) convertê-los das trevas para a luz e
3) convertê-los do poder de Satanás para Deus. Isto mostra que as pessoas sem Cristo estão cegas espiritualmente, pertencem ao reino das trevas e estão sob o poder de Satanás. Oh, como seria bom se todos os cristãos tivessem consciência da realidade espiritual das pessoas! Com certeza teríamos maior comprometimento com missões.
A obra missionária consiste em tirar as pessoas do reino das trevas e do poder de Satanás e levá-las para o Reino da Luz e para o poder de Deus. A pergunta que surge é: Satanás vai permitir? Claro que não. Ele levantará uma forte oposição para não perder as vidas que estão sob seu domínio. Aqui entra a importância da intercessão. Devemos orar, jejuar, interceder pelos missionários, pelas nações sem Cristo, pelos povos ainda não alcançados pelo Evangelho.

Sugestões práticas para uma boa intercessão:

• Prepare-se espiritualmente. Se puder, separe um tempo de jejum; examine se não há pecado em sua vida; fortaleça-se no Senhor e em Sua Palavra.
• Ore para que Deus envie mais obreiros para a obra.
• Ore pelos missionários: por sua saúde, pela família, para que tenham unção do Espírito Santo, por estratégias divinas, por autoridade e sabedoria espirituais, para que dêem muito fruto e pelo sustento da família.
• Ore pelo relacionamento entre os missionários e lideres no campo. Esta é uma área difícil e que precisa muito da nossa intercessão.
• Ore pelos povos ainda não alcançados pela mensagem de salvação. Ainda existem mais de 2.000 povos que pouco ou nunca ouviram o Evangelho de Cristo.
• Ore pelas nações. Adquira um mapa-múndi ou um globo. Veja as nações. Ore para que Deus lhe ajude a ver o mundo como Ele vê. Recomendamos o livro Intercessão Mundial, de Patrick Johnstone, que tem informações sobre todas as nações da Terra.
• Ore pelos pastores e igrejas, para que tenham visão missionária. Infelizmente há pastores e igrejas que têm uma pequena visão local, e precisam conhecer a estratégia de Atos 1.8: Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da Terra.
• Ore pela Junta de Missões Mundiais, para que tenha sabedoria no trato e cuidado dos missionários, bem como estratégias específicas para alcançar o mundo no século 21.
• Ore para que Deus derrube todas as barreiras espirituais que o inimigo levanta contra a expansão do Reino de Deus.
Sempre afirmo que a igreja trabalha mais rápido de joelhos do que de pé. Sem duvida, pela oração nossas igrejas crescerão, muitos missionários serão enviados, vidas serão salvas, igrejas serão plantadas e Cristo será glorificado em todas as nações.

Publicado originalmente na Revista da Campanha 2012 da Junta de Missões Mundiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...