...continuação do estudo bíblico do livro de Gênesis......
leia a primeira parte aqui http://betesdaadcaico.blogspot.com.br/2012/05/estudo-biblico-genesis-parte-1.html
Se ainda não teve oportunidade, não deixe de ler as outras partes deste estudo: Gênesis – Parte 3 e Gênesis – Parte 4
leia a primeira parte aqui http://betesdaadcaico.blogspot.com.br/2012/05/estudo-biblico-genesis-parte-1.html
Se ainda não teve oportunidade, não deixe de ler as outras partes deste estudo: Gênesis – Parte 3 e Gênesis – Parte 4

Gênesis 2:20-24 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. | Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; | E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. | E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. | Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.


Família é um homem e uma mulher. Isto é o casamento. E os filhos que Deus der. Não há outra possibilidade e somente esta possibilidade agrada a Deus.

Esta visão bíblica é extremamente revolucionária para a realidade da humanidade dos tempos antigos. Na maioria absoluta das culturas antigas a mulher tinha uma posição inferior ao homem, mas Deus já deixava claro, logo no início de tudo, que queria que ambos fossem iguais em poder e responsabilidade.

O correto para um casamento dar certo é, desde antes do namoro, que os dois descansem no Senhor (literalmente o texto fala em dormir), deixar Deus agir, deixar que Ele nos apresente quem Ele escolheu para nós e então realizar o matrimônio. Certamente que quem deixa Deus ter o controle do relacionamento terá um casamento abençoado e feliz.
2.3 – O pecado e a queda da humanidade:

É importante também ressaltar que o pecado original não foi o sexo. Deus criou o homem e a mulher e estes foram criados com seus órgãos genitais para terem relacionamentos sexuais, serem fecundos e também sentirem prazer. O pecado original foi a desobediência ao que Deus falou, veja:
Gênesis 3:1-3 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? | E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, | Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.”

A árvore do conhecimento do bem e do mal que estava no jardim do Éden não era uma macieira. Na verdade haviam 2 árvores que hoje em dia não temos noção de como eram. A árvore da vida, que dava seu fruto para que não morrêssemos (esta está agora no céu, na Nova Jerusalém) e a árvore do conhecimento do bem e do mal que era exatamente a que nos deu a capacidade de reconhecer que estamos pecando e que estamos errados (a faculdade mental de julgamento do discernimento do que é certo e do que é errado).
Devido a esta queda é que entramos no período da história que conhecemos no meio secular como origem da humanidade. Notem que é a partir deste ponto é que a História secular começa a contar a história dos seres humanos.
2.4 – As primeiras gerações:

No capítulo 4 de Gênesis, a Bíblia conta sobre os dois primeiros filhos homens a nascer do casal Adão e Eva, mas é importante notar que em momento algum é dito que Adão e Eva só tiveram estes 2 filhos. Na verdade está bastante claro que o primeiro casal teve vários filhos e filhas e destes surgiu então toda a humanidade.
Sobre o primeiro homicídio, relatado em Gênesis 4, só precisamos destacar que não foi devido ao tipo de oferta, nem devido a quantidade ofertada, mas por causa do coração contrito de Abel em contraste ao coração negro de Caim. Também é importante ressaltar que o texto sobre o primeiro homicídio tem por objetivo apresentar fatos relevantes para a sociedade em geral e os componentes teológicos destes fatos. Por isto é que a Bíblia faz questão de apresentar textos como este do primeiro homicídio.
Sobre a “marca de Caim”, é um erro tentar identificar isto como sendo a cor da pele, ou qualquer outro aspecto. (É importante ressaltar que a geração atual é descendente de Noé e não de Caim pois os descendentes desse pereceram no dilúvio) Certamente foi uma marca que era visível e compreensível, mas não podemos nem devemos falar que seria a cor da pele ou outra coisa qualquer. Bíblicamente falando não existe nada que nos mostre qual era a marca de Caim.

Quanto ao texto “ali conheceu sua mulher”, isto é apenas a linguagem poética que a Bíblia utiliza para falar que um casal teve relacionamento sexual. Ocorre que por ser um livro respeitoso e totalmente inspirado por Deus, não ficaria correto utilizar uma linguagem tão baixa e falar que “ali Caim fez sexo com sua mulher pela primeira vez”. A palavra conheceu é usada neste sentido muitas vezes na Bíblia.
Certamente que Caim levou consigo uma de suas irmãs como mulher e ao chegar nesta localidade que posteriormente ficou sendo conhecida como “Terras de Node” ele teve seu primeiro relacionamento sexual com sua esposa e dali gerou filhos e filhas.
Desta forma o “complicado e contrastante” texto Bíblico é na verdade fácil de compreender. Esta aliás é uma das características mais impressionantes da Bíblia. Todo texto bíblico tem uma explicação lógica, fácil e compreensível. Em nenhum texto existe uma contradição mesmo tendo levado 1500 anos para ser totalmente escrita e ter tido mais de 40 autores diferentes a Bíblia é uma única unidade que revela Deus aos homens. Por isto é que Ela é única.
2.5 – Anjos na Terra?

Acontece que se olharmos cuidadosamente, veremos que haviam duas linhagens principais da humanidade na Terra, os filhos de Adão e Eva (principalmente a partir de Sete) e os filhos de Caim com sua mulher.
Como os filhos de Adão (principalmente a partir de Enos filho de Sete) começaram a invocar o Nome do Senhor (Gênesis 4:26), estes foram chamados de Filhos de Deus e como os filhos de Caim eram pecadores e não buscavam a Deus, estes eram chamados de filhos dos homens.
A diferença estava na religiosidade deles e não que tivessem algo fisicamente diferente. Não eram anjos, nem eram outros seres gerados por Deus, apenas eram os que invocavam a Deus (como hoje em dia falamos que os cristãos são “filhos de Deus”).
2.6 – Deus decide destruir a Terra:

Ocorre porém que os textos babilônicos e de outras civilizações do oriente médio também relatam este terrível evento e para comprovar mais ainda, existem textos recém encontrados nos arquivos de textos dos Astecas (Nas Américas) que comprovam também a existência deste grande aguaceiro que dizimou a humanidade.
Portanto, a ciência, a arqueologia e a antropologia, novamente comprovam que o relato de Gênesis está em acordo com a história verdadeira.
É interessante notar que isto também explica encontrarmos em áreas tão longe dos mares como Minas Gerais (por exemplo) restos de conchas e esqueletos de animais marinhos. Certamente que aquele lugar esteve submerso em água a algum tempo, e este tempo é o tempo onde consideramos ter havido o dilúvio.
Pelo lado da ciência já é dito que no final da última era glacial deve ter ocorrido um grande aumento no nível dos mares o que poderia ter levado a extinção de diversos animais, inclusive seres humanos.
2.7 A idade dos seres humanos:

Na época em que a Bíblia foi escrita e até mesmo na Idade Média, dificilmente os seres humanos viviam mais do que 50 ou 60 anos. Portanto é uma grande bênção Deus falar que a idade era 120 anos.
Falo isto porque hoje em dia já está provado que é possível vivermos 120 anos. A coincidência não pode ser obra do acaso. A ciência hoje em dia acredita que a idade ideal para o ser humano falecer é 120 anos e que em poucos anos a população mundial estará neste patamar.
Hoje em dia a média já é bem maior do que os 50 ou 60 anos da Idade Média, já existem países que em média a população vive 78 a 80 anos (países do Norte da Europa) e a média só está aumentando em todos os países desenvolvidos.
Como constatado, a ciência novamente comprova o que a Bíblia já afirmava. Podemos ter a certeza de que não é mera coincidência, tudo na Bíblia acaba sendo comprovado, mais cedo ou mais tarde, e só demora por causa da falta de capacidade humana em reconhecer na Bíblia a única fonte fidedigna de fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário