quinta-feira, 17 de maio de 2012

João 3:16 - o resumo do plano de salvação de Deus


Quando um não crente pergunta para nós sobre a Bíblia, a tendência de um cristão é logo partir para utilizar-se do texto de João 3:16 como um resumo da mesma. Você sabe o porque disto? Tem noção sobre o contexto desta passagem? Já analisou para quem que este texto foi proferido? Quem falou este texto, você sabe?
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
O texto de João 3:16 faz parte da conversa, encontrada desde João 3:1 até João 3:21, na qual Jesus falava com Nicodemus que era um fariseu e, portanto, considerava que tanto as Leis (Pentateuco), Profetas e Escritos (ou seja todo o Velho Testamento conforme os Evangélicos crêem) eram a palavra de Deus. Neste mesmo encontro temos a também bastante conhecida passagem do “é necessário nascer de novo”. Nicodemus era um profundo conhecedor da Lei, reparem que Jesus chega a chamá-lo de Mestre. Portanto, faz todo o sentido a comparação que Jesus fez de Sua morte na cruz com a serpente levantada por Moisés no deserto conforme descrito no livro de Números.
Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. | E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. | E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.” (Números 21:7-9)
Esta comparação foi feita com uma passagem que deveria ser de total conhecimento de Nicodemus. Vemos, portanto que o texto de João 3:16 faz parte de uma comparação que fica óbvia: todo o povo já está condenado (comparado com todo o povo já está picado pelas serpentes venenosas) e somente aquele que crer e olhar para a Cruz (comparado com todo aquele que cria e olhasse para a serpente) poderá ser salvo da morte (no caso das serpentes da morte física e no caso atual Jesus estava falando com relação a morte espiritual – eterna).
Este texto de João 3:16, portanto, é direcionado a quem já conhece o Antigo Testamento e que precisava de uma explicação sobre qual era o motivo pelo qual Deus havia mandado Seu Filho à Terra.
O texto também já adiantava sobre a morte de Jesus na Cruz. Isto indica que desde antes de todo ocorrido Jesus já sabia qual seria a Sua morte e como Ele venceria a mesma trazendo-nos a nossa bendita esperança.
Somente sendo o próprio Deus é que Jesus poderia de forma tão clara já saber como aconteceria Sua morte, como Ele venceria a mesma e como que nós, 2000 anos depois, ainda estaríamos olhando para a Cruz para sermos salvos da morte eterna que nos ronda. Isto é uma prova inequívoca de que Jesus é muito mais do que um simples profeta, muito mais do que um homem bom que viveu nesta Terra, Ele é Deus e comprova isto a cada palavra que proferiu.
Hoje em dia muitos questionam a divindade de Jesus. Muitos acreditam que Ele foi apenas um filósofo que viveu uma vida correta. Jesus é muito mais do que isto, Ele é o único que venceu a morte! Ele é o único que nos deu a chance de sermos salvos e esta chance foi claramente exposta na comparação feita com a passagem de Moisés no deserto.
Assim como na época de Moisés, se a pessoa não aceitasse olhar para a serpente levantada por Moisés esta pessoa seria morta pelo veneno que corria em seu corpo, assim também hoje em dia se a pessoa não aceitar olhar para Cristo levantado na Cruz também será morto pelos pecados que correm em seu corpo. Não há outra opção, se na época de Moisés alguém achasse que: “ah… a ideia é boa, realmente existe este caminho, mas eu vou olhar para as outras serpentes e também serei salvo” ou se alguém achasse: “ah… Deus é amor, Ele vai me salvar mesmo sem que eu olhe para a serpente levantada” estas pessoas seriam mortas pelo veneno que já corria em seus corpos. De igual forma, se hoje em dia alguém afirmar: “ah… Jesus foi um bom exemplo, realmente Ele mostrou um caminho, mas vou seguir a Buda, Confúcio, Maomé, Kardeck… e também serei salvo” ou se alguém acha que: “ah… Deus é amor, Ele vai me salvar mesmo sem que eu olhe para a cruz de Jesus” estas pessoas serão mortas pelo pecado que já corre em seus corpos, só que neste segundo caso é a morte eterna e a condenação ao inferno.
Se você não quer ser considerado louco, é bom pensar nesta correlação. Jesus é muito claro em sua afirmação e portanto não podemos negar que o único Caminho a única Verdade e a única chance de sermos salvos da morte eterna é Olharmos para a Cruz!
Por isto é que João 3:16 é um resumo da Bíblia. Ele apresenta todo plano de salvação dado por Deus para que não sejamos lançados no inferno. O plano é extremamente simples, mas igualmente vivo e eficaz. Somente Deus é que consegue fazer um plano tão perfeito. Com este pequeno versículo conseguimos compreender tudo que a Bíblia mostra, conseguimos compreender a queda do homem, a tendencia natural do ser humano para o pecado, a condenação resultante disto, o amor de Deus, o sacrifício de Jesus e tudo que precisa ser feito para termos a vida eterna.
Se você ainda acha que existe outros caminhos pense novamente no relato da passagem de Números 21 e não faça a escolha errada!

Que Deus abençoe a sua vida, você que está firme na rocha que é Cristo,

se você estiver pensando em seguir outros caminhos ou até mesmo ficar coxeando buscando uma opção paralela de vida lembre-se que a Bíblia Sagrada vem se cumprindo de forma verdadeiramente assustadora, não há mais tempo de escolhas fora da cruz de Cristo!!!!

                       Texto adaptado por Daniel Oliveira de texto postado por André Ricardo


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...